sábado, junho 18, 2005

Mais uma...


Foto do Brocas

Para os mais desatentos ou para quem não é de cá, estamos aqui a proceder a Serviço Público e a divulgar a enésima Feira/Festa promovida pela CMM nos últimos meses: ela foi a Feira das Capacidades (uma boa ideia), ela foi a habitual Festa de Maio, ela foi a I Feira do Movimento Associativo, ele foi um Encontro de Bandas, ela vai ser a participação no Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas, ela vai a IX Feira Equestre a realizar daqui a umas três semanas. Vejam lá que até houve uma - a primeira - Feira do Livo e tudo na Moita há coisa de uns seis meses. E eu não me estou a lembrar de tudo.
Enfim, é um fartote de actividades cólturais e outras que tais.
A ideia não é necessariamente má, como já sublinhámos há uns dias.
Mesmo que na maior parte dos casos sejam iniciativas que a mim não me dizem nada, é verdade que dirão a outras pessoas e, portanto, são tão legítimas como uma Feira de Alfarrabistas, um Festival de Banda Desenhada, um Ciclo (já não digo festival porque há um na Tróia) de Cinema decente ou um Fórum destinado a discutir - a sério - o que é o Desenvolvimento Sustentado em zonas deprimidas como a nossa, tudo coisas onde eu passaria um bom pedaço do meu tempo.
Na falta de uma ideia para um desenvolvimento económico de tipo mais tradicional, opta-se pela organização de eventos como chamariz ocasional ou regular de gentes de fora e espera-se que, à moda de turismo, a terra fique no mapa.
No entanto, não sei se este afã festivo e organizativo será para durar.
Quer-me parecer, mas isto sou eu que já fui mais optimista, que no ano de 2006 as vacas vão minguar.

Sem comentários: