quinta-feira, junho 16, 2005

Me, Myself and I


Foto PS-Moita

Pela mão do nosso leitor VC recebemos com regularidade os comunicados do PS local relativos às suas actividades e etc.
Como repararão, raramente os divulgamos porque não achamos enquadrável nos objectivos do AVP. Não é Censura, é apenas bom senso e falta de... de... pachorra, é isso.
No entanto, existem eventos que dificilmente podem escapar à nossa apreciação.
E um desses eventos foi a vinda do pai da Nação Mário Soares à Baixa da Banheira para, teoricamente, promover a candidatura de Eurídice Pereira à CMM.
Escrevemos teoricamente porque, no fundo, Mário Soares anda apenas a relembrar-se a si e ao seu papel na História recente, o que se percebe com facilidade pelo resumo da sua intervenção.
Aliás, tendo MS defendido uma frente de esquerda comum para a CM Lisboa e um acordo para as futuras Presidenciais, seria algo paradoxal que viesse agora abrir frentes de combate à CDU na Moita.
Claro que Eurídice Pereira se terá apercebido do contra-senso, pois no comunicado do PS se lê a certa altura:

«A fechar o Encontro, a candidata do PS à Câmara Municipal da Moita, Dra. Eurídice Pereira, teve oportunidade de dar nota que “provavelmente muitos ter-se-ão perguntado porque é que o Dr. Mário Soares veio ao Concelho da Moita".»

Pois é !
Porque raios veio o homem à Baixa da Banheira falar de tudo menos da situação local ou mesmo das eleições autárquicas ?
Terá sido apenas para EP mostrar que tem contactos nas altas instâncias do PS ?
A candidata responde:

«E a resposta é a seguinte: Nós, Socialistas no Concelho Moita, queremos e vamos levar a água ao nosso Moinho e o Dr. Mário Soares foi a 1ª figura que nos veio à ideia quando procurámos encontrar alguém que melhor traduzisse a nossa determinação, a nossa vontade e a nossa capacidade de vencer. Por profunda convicção vos asseguro, no Concelho da Moita vamos mesmo levar a água ao nosso Moinho!”.»

Ficamos felizes com a imagem da água e do Moinho.
Como em todo o concelho só em Alhos Vedros existem ainda Moinhos de Maré - os únicos a que se deve levar a água para funcionarem - percebemos que o PS local está afinal preocupado com o nosso património.
Mas, verdadeiramente, a água já chega aos nossos Moinhos, pelo que não percebemos bem toda a ideia, nem a qual Moinho exactamente se referirá EP. Provavelmente ao do Cais Velho, porque o outro é de propriedade privada.
Será que o levar desta água ao Moinho é uma metáfora para, finalmente, o arranque de um projecto museológico para aquele espaço ?
Será esta uma promessa eleitoral ?
Será que Mário Soares nos vai apoiar nesta luta ?
Será que eu estou a alucinar ?
É o mais certo.
Eu nunca me dei bem com o calor e ao fim de umas linhas temos tendência a perder o fio à meada.
E o fio é o seguinte:
Mário Soares veio à Baixa da Banheira promover a sua memória e o seu papel na História, enquanto Eurídice Pereira se procurou promover a si e às suas ambições.
Lá porque Mário Soares não a deve conhecer mais do que eu e não veio dizer nada de interesse para o concelho, não vamos desvalorizar a iniciativa.
Isso são meros detalhes.

Sem comentários: