sábado, junho 18, 2005

O Espírito Santo está em todo o lado !



Não é só em Benavente que o Grupo Espírito Santo tem interesses imobiliários em zonas onde a protecção da Natureza devia ser prioritária.
Este sábado vem um encarte de publicidade no Expresso em que se publicita o projecto para a aldeiazinha do Possanco, junto ao Tejo e ao estuário do Sado, numa extremidade da Herdade da Comporta (para mais detalhes).
O engraçado nisto é que, já lá vai mais de uma dúzia de anos, quando tive a minha primeira e única experiência de colaboração com uma empresa de publicidade, já estes tipos andavam ás voltas com a melhor forma de vender a Herdade da Comporta às postas para Turismo. Se me esforçar muito ainda arranjo o logotipo da época do que deveriam ser os folhetos publicitários.
Entalados pelas limitações ditadas pelo Poder Central à construção naquela zona do litoral do que pelas autarquias locais, ali muito carentes de meios e a babar pelo dinheiro a recolher por tais projectos (mesmo sendo da CDU, como em Benavente, aliás), acabaram por ir adiando ou reformulando os projectos sempre na mira de furarem os entraves e em nome das suas potencialidades estruturantes.
Pelos vistos é desta que a coisa vai e, como de costume, o que vem no retrato não vai ser aquilo com que os compradores irão deparar passados uns anos, quer porque nem sempre a realidade consegue mostrar-se à altura da publicidade, quer porque a meio da coisa, já o projecto foi todo alterado e, após a autorização inicial, é muito mais fácil duplicar ou triplicar a área do loteamento para construção e reduzir para metade ou um terço o ratio da área média por construção.

Sem comentários: