domingo, julho 17, 2005

Só para rir...

Tive finalmente hipótese de percorrer as páginas de O Rio desta quinzena, as quais começam a ficar animadas com o registo da troca de piropos entre o pessoal político local.
Uma das melhores de sempre fica a dever-se ao candidato da CDU à Assembleia Municipal da Moita, de sua graça Joaquim Gonçalves, que justificou o atraso na revisão dos PDM's da Área Metropolitana de Lisboa com uma citação atribuída a Fonseca Ferreira, presidente da CCDR, em que se afirma existir «falta de eficiência e de coordenação dos organismos do Poder Central, que ele, presidente dessa Comissão, ainda não conseguiu resolver por dificuldades herdadas da estrutura burocrática pesada do fascismo.» (O Rio nº 180, p. 7)

O QUÊ ?

Isto já começa a ser demais !
Então em 2005 ainda justificam a incompetência própria com a "herança do fascismo" ?
Ó meus amigos, vocês vivem noutro mundo, certamente (ia escrever que andam no ácido, mas ainda se ofendiam a sério) !
Então quando um governo justifica a sua inabilidade com os erros do anterior, acha-se mal, mas já é lógico justificar atrasos de anos na revisão de um PDM é por causa da "herança do fascismo" ?
TRINTA E UM ANOS depois os males ainda são causa do fascismo ?
A tomar este argumento como bom, a partir de hoje, sou obrigado a aceitar que todas as mazelas da nossa economia derivam dos meses do PREC que, afinal, foi só há trinta anos !
Mas, afinal, não haverá vergonha nesta maneira de apresentar as coisas ?
Está bem que o fascismo durou 48 anos (em termos mais rigorosos, terão sido menos, se excluirmos os anos de Ditadura Militar), mas o poder autárquico democrático já vai em 30 !!!
Não há um mínimo dos mínimos de honestidade política e auto-crítica das insuficiências que só podem ser assacadas a um poder local que primeiro foi dominado pela ideologia e agora é pelo puro pragmatismo da luta pela manutenção das posições conquistadas ?

Acha vergonha e decência.
Se não isto não passa tudo de uma anedota (fraquinha e de mau gosto) mas uma anedota.
Em vez de olhos vidrados pelo poder, temos é cérebros paralisados pelo poder.

AV1

Sem comentários: