quinta-feira, abril 13, 2006

Eu tinha avisado !

Isto é o mundo às avessas.
E a citação dos Xutos até se aplica a este caso.
Eu bem tinha escrito que A Dica da Semana se estava a preparar para ser o semanário regional de maior interesse por estas bandas. E confirma-se.
Esta semana traz na primeira página o rosto do grande cantadeiro alentejano Vitorino, homem de que comprei os vinis do Flor de La Mar e do Leitaria Garrett ainda nos anos 80.
Este homem foi longamente um dos auto-assumidos herdeiros de Zeca Afonso, um dos redutos da esquerda lírica anti-tudo e mais alguma coisa que cheirasse a "venda ao mercado", daqueles para quem o Sinatra, só por ser americano, não podia cantar bem.
Que bem me lembro dele a vituperar o nacional-cançonetismo, os festivais de cançonetas e tudo o que fugisse ao esquema rígido do seu pensamento de revolucionário e interventor social.
Na entrevista para a qual posa na p. 5 de A Dica, o homem ainda saca dos pergaminhos ("tudo o que fiz tem uma linha condutora ética de intenções sociais e de intervenção"), de percursos (andou por Katmandu e agora anda pelo Golfo do Sião, tailândia e Malásia, o que não sai nada barato) e referências com patine (Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira).
Ainda se auto-nomeia o "último dos moicanos" da geração daqueles autores que, pelos vistos, tiveram a má sorte de falecer antes de terem de dar a cara n'A Dica da Semana para vender a sua imagem.
É certo que só os burros não mudam de opinião e mesmo alguns desses eu já vi mudar várias vezes, mas isto é um patamar muito baixo para quem, se afirma pertencer a um grupo de músicos que se mantém "resistente" (a quê, caramba ?) e como "um nicho cultural".
Sinceramente, para quando a apresentação de um concurso na televisão ou um espaço de crónica social na programação da manhã (ou da tarde) da SIC ou TVI ?
Para quando uma parceria com a Amélia Muge, o Cláudio Ramos e a Maya para uma tertúlia lilás, logo antes de uma javardice do Fernando Rocha ?

AV1 (cantarolando, algo desalentado o estribilho da Menina, estás à janela...)

Sem comentários: