sábado, abril 23, 2005

Graças ao Espírito Santo...


... recebemos o documento das conclusões do Ciclo de História Local organizado recentemente pela CACAV, já publicado no último O Rio.
A organização é meritória, mesmo se os participantes são apenas os do costume, sem a pompa e circunstância e convidados especiais de outros Colóquios de História organizados na Moita pela CMM.
A Capela da Misericórdia merece toda a atenção, em especial se atendermos a que a Misericórdia de Alhos Vedros é uma das primeiras do país, tendo sido criada apenas um par de anos depois da de Lisboa.
Infelizmente, talvez por ficar em Alhos Vedros, pouco tem sido feito em sua defesa, anunciando-se as boas intenções do costume e os "pré-estudos" e os grupos de trabalho que raramente produzem algo de efectivo e útil.
Isto não é uma crítica à acção da CACAV que faz o que pode, sobrevivendo num estranho equilíbrio dependente das boas graças da CMM e, certamente por isso, cada vez com menor capacidade crítica em relação à inacção da autarquia em matéria da preservação do património (histórico e natural) alhosvedrense. E neste aspecto, o meu amigo Raminhos é muito prudente e prefere nunca hostilizar frontalmente os poderes instalados.
De qualquer modo, iremos aqui divulgar brevemente o Manifesto elaborado a partir deste encontro com o objectivo de defender e preservar o património histórico da nossa freguesia.

Sem comentários: