sexta-feira, abril 29, 2005

Os Mod's em Alhos Vedros há 25 anos

O Luís Guerreiro, a propósito das propostas de filmes a exibir proximamente, inseriu no blog da SFRUA um texto sobre a "moda" dos Mod's em Alhos Vedros há cerca de 25 anos. A nosso convite, enviou-o também para nós. Como adenda, apenas que eles nunca gostaram muitos dos The Jam, do Paul Weller, que eram os verdadeiros revivalistas Mod do final dos anos 70 (mas isso sou eu, que mesmo nisto, já era do contra...).



MODs foram no princípio dos anos 60 um movimento de jovens que acompanhavam a evolução estética e musical da altura, a nível da moda por exemplo.
MOD deriva da palavra MODern, em oposição ao antigo que era o Rock'n'Roll, que tinha os seus adeptos que eram denominados Rockers, os Rockers em 1962/6... ainda gostavam do R'n'R puro de Bill Halley por exemplo, os MODs já iam beber nas novidades da Motown e no Rythm'n'Blues.
A nível estético os MODs acompanhavam a moda e os Rocker´s ainda usavam os blusões de cabedal e o cabelo empastado de Brilhantina.
O Filme Grease é por assim dizer, uma homenagem aos Rockers e também poderiam passá-lo aí. Os Rockers tinham como meio de transporte preferencial as grandes motas, os MODs por sua vez preferiam as Vespas personalizadas.
Tudo isto se passa em meados de 1960 numa Inglaterra em crise e todos eram filhos do proletariado, tanto os Rockers como os MODs.
Em 1979 saiu o filme Quadrophenia, com banda sonora dos The Who e houve um revivalismo MOD englobando nesta fase já o MOD'n'SKA, que era a música da altura.
O Ska teve também aqui o seu revivalismo e penso que se devem lembrar de grupos como os Madness os Specials ou os The Beat por exemplo.
Acontece que em Alhos Vedros em 1979/80 o "grupo de cima" juntou-se com a "Caverada" e gostámos muito do filme Quadrophenia que fomos ver em bando mais de 12 vezes em todos os cinemas onde passava, todos compraram os "Kispos" com gorro azuis ou verdes que eram uma identificação de grupo e com o Movimento, organizamos vários convívios até aí na Velhinha mas tb em garagens e na Academia e malta do Barreiro e Montijo compareciam.
Espero que alargada explicação os tenha elucidado sobre esta época da nossa juventude em Alhos Vedros.
Eu, o Lídio, o Paulo, o Tói, o Puto Russo o Animal, etc, etc, embarcamos neste barco em 1979 e só o abandonamos para aí em 1982 quando começou o Teatro na Velhinha, mas sempre nos considerámos os MODs.
Inclusivé ganhamos uma eleição na Escola S. da Moita com a lista B, em que foi a única vez desde o 25 de Abril que a UEC perdeu. Só mais uma adenda à informação; como nessa altura não havia Rockers, elegemos como inimigos os "Betos" e criamos as BAB, Brigadas-Anti-Betão.
Isto foi tudo há mais de 25 anos, na época Jurássica !

Luís C. Guerreiro

Sem comentários: