quinta-feira, abril 28, 2005

Suplemento da AAG. Painéis de Alhos Vedros


Última oportunidade de concorrer ao concurso de Slogans da AAG, veja como no AVedros Visual !

Este é o último Suplemento da AAG para este blog; foi uma experiência interessante a divulgação dos meus trabalhos num meio de comunicação com estas características, os Slogans recebidos não foram muitos, mas terei de selecionar os três primeiros para lhes entregar os Prémios prometidos e como foi acordado com os editores do blog.
Espero que tenham gostado desta iniciativa e quem não gostou, paciência, não se pode agradar a todos sempre. Na próxima semana divulgaremos os vencedores.

Até sempre e saúde para todos.

Hoje para terminar em beleza quero apresentar a todos, os painéis que realizei em 1992 para o Forcas Bar. Estes painéis requereram um estudo sobre a história de Alhos Vedros, o que me levou a fazer um trabalho de pesquisa bastante profundo, desde recolha de imagens até contacto com pessoas idosas que me contaram como era a cadeia de Alhos Vedros por exemplo.
A colaboração do Sr.Diogénio um grande amador da 7ª Arte, que já faleceu e do Padre Carlos foram preciosas para o trabalho ser realizado.
Todos os painéis são uma reconstituição histórica da Vila de Alhos Vedros no séc. XV e formam uma sequência ficcionada dessa época, muito à maneira dos artistas do séc. XVII que retratavam sequências de imagens sobre a vida de Cristo ou de Santos e que se podem encontrar na Capela da Misericórdia de Alhos Vedros, onde estou a fazer uma Exposição que encerra este sábado.
Os painéis do Forcas Bar foram um trabalho que até hoje é de referência nos anais da Azulejaria Artística Guerreiro e só lamento que o Forcas Bar tenha encerrado e por isso estes trabalhos não tenham a visibilidade que mereciam.

"História dos Painéis de Azulejos do Forcas Bar"

No remoto ano de 1415, quando a peste assolava Lisboa, o rei D. João I refugiou-se em Alhos Vedros, pequena vila da outra margem, onde ainda esse mal não tinha chegado.
Os painéis do Forcas Bar retratam a chegada do rei, o julgamento e o enforcamento de um condenado no terreno onde hoje está situado o Forcas Bar.
Estes painéis foram feitos na AAG, no ano de 1992.

Sem comentários: