quarta-feira, abril 27, 2005

A pedido de várias famílias...

... vamos reduzir a produção bloguística para nos concentrarmos de forma mais detalhada em alguns problemas.
Para começar, gostaríamos de - de acordo com sugestão do leitor Mário da Silva - discutir o âmbito e função dos blogs na sociedade actual, nomeadamente o seu papel como espaços de discussão numa época em que as tertúlias quase desapareceram e o convívio de café se massificou e perdeu alguma da aura antiga.
Desde já - e antes de um texto em preparação para amanhã - lançar uma ou duas dicas, não necessariamente muito originais: antes de mais que os blogs se tornaram um novo método de circulação da informação e de expressão de opiniões que antes não encontravam forma de atingir públicos razoavelemte vastos; em seguida, que a reacção dos vários "poderes" instituídos a este novo fenómeno foi a habitual, começando pela indiferença, passando para a desconfiança e avançando para a tentativa de enquadramento, seja pelo ataque, seja pela tentativa de manipulação, que é a fase actual. O facto de alguns bloggers também usarem este meio para se promoverem pessoalmente facilitou esta estratégia de atracção para o mainstream, sendo visível como a imprensa "oficial" cativou a nível nacional alguns dos que se apresentavam como mais "rebeldes".
Por fim, e por agora, assinalar que também existem faces negativas em todo este processo, como sejam os ajustes de contas pessoais, as acusações não fundamentadas, a circulação de boatos e a facilidade da ofensa ("prontos" caro TM, já sei que vai pegar por aqui...).
Mas amanhã logo desenvolveremos a coisa.

Nota: Claro que continuaremos a incluir material recebido por mail e uma ou outra coluna regular (cartoons, especial 25 de Abril, reportagens do Brocas, and so on... and so on...).

Sem comentários: