domingo, junho 05, 2005
Ficção Científica
O texto do L. Guerreiro sobre a Ficção Científica e as referências que faz a alguns autores, fizeram-me relembrar aquele que para mim é o autor preferido desse género, Philip K. Dick, que ganha o título por uma unha negra ao Robert A. Heinlein.
Ambos foram abundantemente publicados em Portugal, primeiro na mítica colecção Argonauta e depois na colecção de FC das Publicações Europa-América.
Aqui ficam dois dos títulos de PKD, mais conhecido do grande público por adaptações cinematográficas de novelas ou contos seus como o Blade Runner ou o Relatório Minoritário, publicados em inícios dos anos 80, por serem os que estavam mais à mão.
A visão delirante de Dick, com as suas explorações da mente humana (Os 3 Estigmas) e dos esquemas conspirativos globais (A Penúltima Verdade) são recorrentes na sua obra, assim como o humor é na de Heinlein, a começar pelo muito premiado Um Estranho numa Terra Estranha.
Quanto à Ursula Le Guin, Os Despojados é uma metáfora interessante do mundo da Guerra Fria, mas talvez prefira hoje o ecologista A Floresta é o Nome do Mundo (nº 72 desta mesma colecção).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário