quarta-feira, junho 01, 2005

A Praça


Foto AVP

Esta é a entrada da Praça de Alhos Vedros.
Não vou fazer muitos reparos à tacanhez da arquitectura pública que exibe porque foi feita há cerca de um quarto de século, quando o bom-sendo e o bom-gosto faziam um intervalo.
No entanto, não se pode deixar de lamentar toda a falta de manutenção que a estrutura exibe, mesmo se sempre se pode dizer que os grafitos aparecem de um dia para o outro.
Não é o caso destes que ali andam já há algum tempo, mas, pronto...
Mas o que verdadeiramente se lamenta é que todo o largo em seu redor revele toda a incapacidade e indiferença da autarquia moiteira para com um espaço que teria (quase) tudo para ser pensado como um conjunto harmonioso.
Infelizmente não é isso que se passa.
Parte do largo parece ser rua com piso em alcatrão, enquanto outra parte parece ser qualquer coisa que não se percebe, com piso em gravilha e sem limites para peões.
Em seu redor amontoam-se traseiras de casinhas chãs, ruínas de fábricas e blocos de apartamentos, cada cor seu paladar, tudo rematado com equipamento urbano de 4ª categoria e um ajardinamento na base do arbusto que cresce por ti mesmo até nós voltarmos a passar por cá, mais a acumulação do lixo que se proporciona sempre que à falta de civismo individual se junta a preguiça e o desleixo institucionais.
Mas, apesar da perda de várias imagens nossas e do Brocas que estavam preparadas para um especial (pelas razões já ontem lamentadas...), iremos tentar mostrar ao longo do dia aquilo que agora enunciámos.

Sem comentários: