«Submissão de trabalhos fraudulentos devido a plágio
A 11-Mar-05 foi divulgado na Web (na página desta disciplina, e por email directo a todos os estudantes) o Enunciado e Regulamento do Projecto Integrado comum às 2 disciplinas de Informática do 1º ano de MCC: Programação Imperativa e Arquitectura de Computadores.
O texto do enunciado do projecto referia que "Este projecto tem como objectivos principais a formação genérica e específica de estudantes..." e que a formação genérica incluia "(i) a pesquisa, análise e selecção de informação... (iii) o desenvolvimento da capacidade de análise e compreensão de textos em língua inglesa, e (iv) o desenvolvimento da capacidade de comunicação escrita ...".
Por outro lado, o regulamento do mesmo Projecto estabelecia que "Caso sejam detectadas situações fraudulentas (desde plágio de outro grupo ou de um outro qualquer local...), as partes envolvidas ficarão sujeitas a acções ou procedimentos disciplinares seguindo a hierarquia institucional e de acordo com a gravidade demonstrada".
Assim, um dos componentes de avaliação da Fase 1 do Projecto (defesa do trabalho marcada para 30-Mar-05) consistia na avaliação dessas competências (genéricas) adquiridas e aplicadas a 3 tópicos concretos, claramente identificados no enunciado, numa lista de tarefas.
27 grupos submeteram atempadamente o projecto; destes, 11 continham, sem qualquer margem para dúvida, as situações fraudulentas descritas no regulamento e acima citadas. Mais concretamente, todos os grupos que cometeram fraude, com uma única excepção, cometeu plágio: a maioria efectuou uma cópia integral dos textos solicitados a partir de sites na Web devidamente identificados, alguns transcreveram parcialmente (mas acima de 90%), outros inseriram traduções directas de textos (originais em língua inglesa). A única excepção efectuou um plágio do trabalho de um outro grupo. A aumentar a gravidade da situação, um dos grupos que cometeu plágio de textos, também plagiou o código do programa informático que era objecto de avaliação.»
Sem comentários:
Enviar um comentário