É algo deselegante da nossa parte tecer considerações sobre o funcionamento interno das publicações periódicas que circulam no nosso concelho, em especial criticar pessoas que trabalham em condições que estão longe de ser as melhores.
No entanto, julgamos que qualquer um de nós, enquanto leitores, tem o direito e a legitimidade de omitir opinião sobre o produto que lhe é – literalmente – dado ou colocado na caixa de correio.
Sabe-se que aqui no AVP temos alguma desconfiança em relação à forma como o Jornal da Moita trata os assuntos de Alhos Vedros e como se limita em cerca de 80% das suas páginas a divulgar a publicidade que subsidia a publicação e a veicular os comunicados das estruturas partidárias locais ou os comentários de alguns opinadores, sem qualquer tipo de tratamento jornalistíco, enquadramento ou contextualização, para não falar no link da edição electrónica que sempre indicam (esta semana na página 6) e nunca funciona.
Publicam o que lhes mandam e já está.
Se isso poderá ser bom em alguns aspectos – não existência de filtragem da mensagem – é mau em outros – ausência de informação do leitor sobre a correcção ou não da mensagem transmitida ou mesmo de confronto de posições sobre determinados temas.
Mas, é perante esta ausência de trabalho jornalístico a sério que se torna mais divertido o tratamento dado recentemente ao Encontro sobre o Turismo que se realizou no concelho por iniciativa da Humaneasy Consulting e à forma como foi editado o comunicado sobre o mesmo.
Logo que lemos o artigo percebemos que ali não estava uma peça jornalística, mas um mero condensado das informações que tinham sido prestadas ao jornal.
AV1
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