segunda-feira, março 20, 2006

Para quê tantos intermediários ?

Hoje de manhã na TSF ouvi, entre o maravilhado e o aterrorizado, uma peça (ainda sem link que eu dê por isso) sobre a situação da deposição ilegal de entulhos no Parque Natural de Sintra-Cascais, assunto que está longe de ser novo ou desconhecido.
Os entulhos são resultantes de demolições e outro tipo de obras e vão-se acumulando sem qualquer tipo de controle, fiscalização eficaz ou solução.
No entanto, uma pedreira que labora nas proximidades, apresentou em 2004 um projecto para o aproveitamento dos entulhos através de produção de brita reciclada.
Apresentado o projecto, a Comisáo Directiva do Parque disse que sim, mas quis consultar a CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, a qual por sua vez achou que talvez o ICN tivesse algo a dizer e que o Conselho Consultivo do Parque tinha também de elaborar um parecer favorável.
Consta que esse parecer já existia em Fevereiro de 2004, mas parece que é necessário um novo, coisa em que a CCDR faz questão, alegando com as formalidades essenciais ao processo.
A empresa está, neste momento, há 15 meses à espera que o processo se desembrulhe entre as competências do Parque e dos seus diversos órgãos, da CCDR, do ICN e da prima solteira da porteira do nº 5 da Rua do Vou Ali e Já Venho, sita no Pé de Vento que é lugar ali perto, mas não muito.
Entretanto, parece que os entulhos já vão nas 400.000 toneladas.
Por estas e outras é que eu discordo frontalmente de órgãos intermédios em matéria de decisão sobre assuntos como este.
Assim, nunca ninguém tem culpa porque há sempre um conflito de competências, mais um parecer em papel azul de 25 linhas arroxeadas ou uma alínea do artigo tal do protocolo Y que justifica que X seja consultado até dia W, caso contrário é preciso o processo regressar à estaca zero.
O engraçado é que toda a gente recebe o seu dinheirinho ao fim do mês, mas trabalho vê-se pouco, para além de acumulação de papel a pedir mais acumulação de papel.
Entretanto, a vida continua lá fora.
Mas desde que a vidinha de cada um se organize, tudo bem !

AV1

Sem comentários: