segunda-feira, julho 24, 2006

A Escuridão e o Vazio

Na 6ª feira realizou-se na "velha" Fonte da Prata o espectáculo que, este ano, substituiu a iniciativa Conhecer para Aceitar.
Não estive lá porque há muito que conheço e aceitei, sem precisar de fazer alarido ou festas.
Mas diz-me quem andou por lá que a coisa esteve triste, tristonha, escura não só de luz propriamente dita, mas de resultados.
O Conhecer para Aceitar nasceu no anterior mandato com o objectivo de "dar" animação à Fonte da Prata e também como trampolim de alguns rostos do poder moiteiro local. Apareceu também como contraponto às Festas de Alhos Vedros.
Na Fonte da Prata mostrava-se um evento totalmente feito pela Junta e Câmara e, de algum modo, isso servia para marcar uma diferença e, quiçá, servir interesses futuros de afastamento.
Foi apregoado aos quatro ventos que era uma iniciativa sem custos, "que os artistas vinham de graça", que a população é que fazia e tudo o que é costume nestas situações.
Contudo, anualmente o orçamento da Junta comtemplava sempre diversas verbas, distribuídas por diversas rúbricas, mas que somavem sempre para cima de 7500 €.
Da parte da Câmara nem se sabe quanto é que gastavam.
O evento era simpático, começou bem, mas com um total controle a fazer-se sentir, veio a decair, tendo já no ano passado dado sinais de problemas e incompatibilidades várias.
Este ano que não há dinheiro, não há eleições, já sabemos, mas pelo vistos não era preciso a coisa cair tanto.
No bairro, ainda este mês não se sabia se havia ou não evento. Claro que agora, só com muito boa vontade se pode apregoar participação popular na organização. A menos que seja a participação de apenas alguns.
O espectáculo teve o resultado esperado. Nulo.
Melhor faziam se, com o dinheiro gasto no grupo musical, mais as montagens e o gerador e mais o gasóleo, que colocassem umas lamparinas que iluminassem os pátios interiores dos Blocos da "velha" Quinta.
À noite todos continuam negros (os pátios, entenda-se, não comecem já...)!
E depois lá vem o outro apregoar que existe falta de segurança e vandalismo.

AV2, o gajo multicultural aqui do AVP mais uma foto de um nosso e vosso Conhecido

Sem comentários: