sexta-feira, julho 28, 2006

Leitura Pedagógica






Para quem como eu não teve idade para viver o estranho mundo do esquerdismo radical do início dos anos 70, que tantos e tão bons vultos deu à vida política de interesses cinzentos em que vivemos, este livro é de leitura obrigatória.
Aí aparecem, embora com o manto dos nomes de código de então, o que retira algum imediatismo à sua compreensão, muito boa gente que agora se distende desde os corredores do Poder nacional às próprias instâncias internacionais, quais Javier Solanas de trazer por casa, ontem marxistas e anti-imperialistas intransigentes, hoje acomodados homens da diplomacia internacional rendida aos consensos.
Para aprendermos o que são, e no que dão, os entusiasmos de certas juventudes mais atraídas pelo Poder (ardorosamente ambicionado) do que pelos Ideais (gritados aos sete ventos).
E como a História está sempre a repetir-se (lá canta a Shirley Bassey com os Propellerheads a ajudarem), basta olharmos para perto de nós e reconhecer os sinais dessas ambições dos novos "conquistadores de almas".

AV1

Sem comentários: