sábado, julho 29, 2006

Feitios

Há mais de duas décadas que me dizem amigos, conhecidos e outros que nem tanto, que tenho um feitio assim um pouco chato quando as pessoas ou as situações me desagradam ou irritam, sendo pouco dado ao estabelecimento de compromissos com comportamentos, atitudes ou "esquemas" que considero pouco claros ou mesmo a pisar o abuso de confiança, nas suas mais variadas formas, mesmo se com isso perder potenciais vantagens pessoais e/ou materiais.
É verdade que, após um período de relativa acalmia (?!) nos últimos anos pareço ter refinado a intolerância para com a duplicidade, a hipocrisia e a desonestidade, em especial quando se baseia em comportamentos diferentes em privado e em público.
Não é que eu seja perfeito ou isento de mácula.
Só que cheguei àquela fase da vida em que, para fazer coisas piores, prefiro não tolerar o que me incomoda e dizê-lo abertamente, mesmo se isso vai contra as normas instituídas da paz podre a todo o custo, para benefício eventual de alguns.
Por isso, sou algo impermeável a determinado tipo de críticas ou "avisos" bem-pensantes, que aconselham a acalmia e a moderação como estratégias de sobrevivência no "pântano" em que continuamos a viver, pois diz quem sabe que quem se agita pode afundar-se mais depressa.
Mas quem não tem grande coisa a perder, nem interesse em ganhar nada, está-se nas tintas para isso.
Portanto... para bons entendedores, estas palavras todas bastam.

AV1

Sem comentários: