segunda-feira, julho 31, 2006

Os Tempos que Correm...

Hoje, pelas 13.30 em pleno Campo Grande, preparava-me para entrar no carro quando um senhor de aspecto distinto, que se tinha cruzado comigo um pouco antes, se aproximou de mim, me pediu desculpa e passou a explicar a razão da interrupção.
Considerado desnecessário pela empresa onde trabalhava, foi colocado no desemprego com 60 anos.
Sem idade para se aposentar - não era da administração do Banco de Portugal, nem da CGD, nem de outra instituição com capitais públicos do mesmo género - começou a enviar currículos a diversas empresas do seu ramo de actividade. Umas nem lhe responderam, outras responderam que não estavam interessados, algumas, poucas, chamaram-no para uma entrevista.
O factor idade entrou aí em linha de consideração e disseram-lhe não ser possível encontrar-lhe função adequada.
Nesta situação há bons meses, deambula por aquela zona de Lisboa, com o aprumo de sempre, dirigindo-se a algumas pessoas, desculpando-se por lhes pedir uma "esmola".
Olhei para ele e não sei se me vi daqui a menos de 20 anos, embora certamente sem o seu ar de educado desalento com o que a vida lhe reservou.
E, desta forma, a primeira semana formal de férias, começou com um nó apertado na garganta.

AV1

Sem comentários: