domingo, julho 23, 2006

Questões de Gosto

Graças a um artigo da Pública de hoje, descobri este livro, pequena maravilha do absurdo, relativa aos últimos anos do regime soviético.
Aparentemente, a ala "jovem" do PCUS, que dava pelo nome de Komsomol, ocupou o seu valioso tempo na primeira metade dos anos 80 a fazer uma lista de grupos musicais ocidentais que deviam estar ausentes dos ouvidos puros dos jovens soviéticos e, por maioria de razão das respectivas discotecas.
Ora bem, confesso que na lista fornecida, há várias categorias de artistas e grupos, pelo que é difícil um tipo gozar pura e simplesmente com a paranóia ditatorial.
Há mesmo momento em que comungo com a malta "jovem" do PCUS de então, que devia ter mais ou menos a minha idade.
Em outros, fico a perceber porque raio eu não podia ir programar nada para qualquer Fórum Cultural da época.
Vamos lá então a dividir as coisas:

1) Categoria "Não há maneira de concordarmos e a luta entre nós será eterna":
Sex Pistols, B-52's, Madness, Clash, Stranglers, Talking Heads, Ramones, Depeche Mode, Yazoo, quase todos com a justificação de serem punks e promoverem a violência. Se em relação aos B-52's a coisa já é só rir, então acusar de violento o Vince Clarke que na época passou pelos DM e pelos Yazoo só na cabeça de alguém mesmo muito perturbado. Juntem aqui os Police, os U2, os Echo e mais um par de tipos e está lista do top 10 das minhas preferências musicais. Não havia de dar problemas colocar música nos intervalos na Secundária da Moita nos idos de 70. Ainda hoje acredito que é por estas e por outras que não nos entendemos.

2) Categoria "Vá lá, vocês devem é ser bichas".
Tina Turner, Donna Summer, reprovadas por promoverem uma imagem demasiado sexual.

3) Categoria "Então... pensem lá bem nisso".
AC/CD, Van Halen, Iron Maiden, com acusações desde obscurantismo religioso a propaganda anti-soviética. Não sei nada disso, apenas que na altura ainda era a onda pesada que se ouvia. Deviam ser deixados em paz.

4) Categoria "Irmãos marxistas, estamos na mesma luta e unidos venceremos essa escumalha capitalista".
Kiss, Crocus, Styx, Judas Priest, Black Sabbatk, Alice Cooper, Nazareth, Scorpions, Gengis Khan, UFO. Não me interessam as acusações, estes tipos todos são responsáveis por grande parte do lixo musical de uma geração. Todos prá fogueira e é já (quer-se dizer, em 1985).

5) Categoria "Vocês estão no gozo, só pode".
Julio Iglesias, acusado de neofascista e os Village People de violentos. Muita pedrados deviam andar os camaradas.

6) Categoria: "Tanto se me faz, como se me fez".
Pink Floyd, Canned Heat, Stooges e 10cc. É pá, sinceramente, tanto se me faz.

7) Categoria "E vocês ouviam isso, que eu nem sei o que são?"
Sparks, Perron, Bohannon, Junior English, Munich Machine e Boys, tudo malta conhecida na rua deles e em Moscovo, pelos vistos.


Vidas tristes a de quem fazia estas lisstas, é o que é.

AV1

Sem comentários: