domingo, julho 30, 2006

Leituras Domingueiras

Com um bedófilo fã confesso da escola americana clássica (o AV2) e outro admirador da escola franco-belga como eu, esquecemo-nos muitas vezes aqui no AVP de recomendar leituras de uma outra escola, menos conhecida, mas não menos produtiva como é o caso da italiana.
Quando se fala em Banda Desenhada italiana lembramo-nos logo dos óbvios nomes de Hugo Pratt, Milo Manara, Guido Crepax, Guido Buzzelli ou do saudoso Franco Caprioli, autor com um portentoso desenho de linha clara, com um pontilhismo muito original, pois estes são vultos incontornáveis nesta Arte.
Mais difícil é lembrarmo-nos da produção industrial por trás desses nomes, em especial a que tem alimentado os revistas da Bonelli Comics de Sergio Bonelli, editor popular de numerosas séries de fumetti em que predomina ainda o espírito da aventura pura sobre o experimentalismo plástico ou ficcional.
Aventura em estado puro, portanto, o que nos espera nas suas publicações de variados heróis de nomes improváveis, que nos chegam a Portugal a reboque do conhecido Tex em formatos brasileiros.
Não é a "quinta essência" e o topo de gama em matéria bedófila, mas são valores seguros em que reencontramos principalmente o prazer primordial da leitura de estórias de coragem, mistério e heroísmo à moda antiga.
O que a 6 euros por 250 páginas (16 a cores) não é nada mau,

AV1 (contrariamente aos boatos, ainda não plenamente de férias, mas a tentar entrar no espírito)

Sem comentários: