segunda-feira, julho 17, 2006

Léxico moiteiro - subsídios e achegas

Um dos nossos entreténs (o texto do Conservador relembrou-me esta palavra injustamente caída em desuso, tão agradável na língua) favoritos é fazer arqueologia etimológica em torno do falajar dos moiteiros aficionados. Eis mais uma dezena de exemplos quase avulsos.

Amboilância - veículo de transporte para moiteiros feridos, em virtude de corneamento por outro moiteiro, de duas e quatro patas.

Analfaboito - moiteiro apenas capaz de assinar com a pata.

Boibadeira - estado ideal para um moiteiro em dia de festa.

Boiboleta - insecto simpático com asas em forma de chifres.

Boicharel - moiteiro com a 4ª classe feita à rasquinha. Se for autarca passa a ser Bouitor.

Boilacha - espécie de boilo seco espalmado em forma de boi e feito à base de farinha, acúcar, boista e ovos. Também há os boiscotos.

Boinheira - objecto usado nas casas de boinho para lavagem comunitária das famílias moiteiras.

Bouitor - moiteiro com o 9º ano completo (velho 5º ano dos Liceus), titular de um cargo autárquico. Se for aficionado até pode ser da oposição.

Garboiso - moiteiro de queixo empinado e peito de cheio de ar, mas com os fundilhos rotos.

Reboico - revestimento numa casa moiteira, muito necessário devido aos frequentes choques nas paredes de moiteiros boibados.

AV1

2 comentários:

nunocavaco disse...

Agora tenho de dar os meus sinceros parabéns. Faço uma pausa para o cigarro e venho aqui (sim, não escondo eu sou dos que cá venho) e ainda consigo rir. Esta está muito boa. Também me apetecia comentar o post abaixo, mas não o faço, até porque reconheço um pouco (apetecia-me escrever pouquinho) de razão quando escreve que escrevem sobre ele em outros blogs mas não comentam aqui e até fazem citações completas. Tiramos o pouquinho e fica a razão, pelo menos desta vez, do lado do Av1. Quanto ao que se passou no banheirense e escrevo aqui, também não gostei da postura do democrata2, tanto consigo como com o nosso Sr. Deputado Chora. Penso que comentar para únicamente amandar (ao bom estilo alentejano, o amandar, claro) a baixo, não é correcto.

AV disse...

Mas eu gosto da trauliteirada.
Porquê?
Porque como não sou católico, não dou a a outra face e amando uns arrochos de volta.

AV1