quarta-feira, julho 12, 2006

Quando se têm as contas mal paradas...

... fica-se sempre mais vulnerável ao poder económico e financeiro.
E aqui não há ideologia ou coerência "anti-capitalista" que aguente.
Esta é uma verdade válida para todos, do mais pequenino cidadão endividado a instituições de maior ou menor dimensão quando os encargos assumidos excedem a capacidade financeira.
É isso que explica que a Banca tenha aumentado em 30% os seus lucros num só ano, ainda por cima em clima de generalizada crise, pois o crédito cresce nestas alturas quantas vezes para cobrir outras dívidas de crédito.
É isso que explica que as empresas com capital disponível consigam facilmente impor-se e conseguir o que querem, onde querem, apenas apresentando como contrapartidas, a execução de obras necessárias que os poderes públicos já não conseguem suportar.
A Bertimóvel, tal como no nosso concelho vai instalar um Modelo em troca de umas centenas de metros de alargamento rodoviário entre a Baixa e Alhos Vedros, também o vai fazer junto à Volta da Pedra, "oferecendo" ao município de Palmela uma nova solução para o descongestionamento do cruzamento daquela localidade.
Isto é como em tudo.
Surgindo a oportunidade e estando o interlocutor meio aflito, de calcinhas na mão, é mais fácil espetar-lhe a bandarilha no lombo, se é que não estou a misturar muito as imagens de gosto duvidoso.

AV1

Sem comentários: