«Município da AML aposta na multiculturalidade e lança o evento "MOITA - CAPITAL DO CIGANO"
.
Moita Capital do Cigano será o próximo grande evento promovido pelo Concelho da Moita que desde há bastante tempo atrás tem seguido uma política consistente de multiculturalidade e tolerância.
.
Ontem uma delegação da Comissão Multicultural da Cultura Cigana dirigiu-se à Cãmara Municipal da Moita para, literalmente, lançar a primeira pedra deste evento. O Presidente da edilidade, Eng. João Lobo, esquivando-se a comentários aos jornalistas, saiu pela porta dos fundos, num acto de verdadeira modéstia perante os fãs que já se concentravam às portas dos Paços do Concelho.
.
Esta ideia surgiu em resultado da aposta deste município, durante os últimos anos, na expansão de um condomínio residencial privado desta etnia, no Vale da Amoreira, denominado Gipsy Residence . É também tradição ceder o espaço do Pavilhão das Vacas, na Moita, para casamentos ciganos.
.
Este evento será um momento para os Ciganos demonstrarem toda a sua raça e valor, seja ao sol ou à sombra e é mais um "desafio que se coloca, portanto, para projectar continuamente o êxito de iniciativas como esta, de modo a que possam contribuir de forma duradoura para o desenvolvimento do Concelho" nas palavras do Sr. Vice-Presidente da autarquia e responsável do Pelouro do Turismo, Rui Garcia.
.
MOITA CAPITAL DO CIGANO a realizar em data a revelar próximamente, fará parte da Rota do Cigano e terá como principais atracções danças e cantares ciganos e ainda o novo concurso de "Zidanadas", que consiste pouco mais ou menos em passos de dança inspirados na investida tauromáquica.»
Leitor devidamente identificado (mas sem vontade de ser lapidado em público)
Sem comentários:
Enviar um comentário